quarta-feira, 14 de maio de 2008

Coragem para ser diferente e compromisso para fazer a diferença

Ml. 3.18 “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perveso, entre o que serve a Deus e o que não o serve”
Fp. 2.15 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”
INTRODUÇÃO:
Malaquias em seu livro, confronta os sacedortes e o povo com o apelo profético.
1. Para se arrependerem de seus pecados e da hipocrisia religiosa para que não fossem surpreendidos pelo castigo divino.
2. Para removerem a desobediência que bloqueava o fluxo do favor e bênção de Deus;
3. Para voltarem ao Senhor e ao seu concerto com corações sinceros e obediêntes.

Mas neste versículo que lemos em Ml. 3.18 e fazendo um paralelo com Fp. 2.15, chegamos ao tema:
“Coragem para ser diferente e compromisso para fazer a diferença”
Ter coragem para ser diferente não é mesma coisa do que ser uma pessoa compromissada em fazer a diferença. São duas coisas embora aparente iguais, mas com significado que se complementam.
DESENVOLVIMENTO:
1. Coragem para ser diferente (3 João vv.11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus)
Coragem é a habilidade de confrontar o medo a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação.
Quando estamos em determinados grupos, todos acham que devemos agir como todos agem: falar como eles, vestir-se como eles e fazer como eles.
Coragem para ser diferente é confrontar, sem medo, até mesmo com dor, tudo aquilo que o nosso carater cristão repudia.
No capítulo 3 de Daniel relata a história de três jovens que tiveram coragem de ser diferentes, que foram jogados na fornalha, superaquecida, 7(sete) vezes mais, por que não quiseram adorar a estátua que o Rei Nabucodonozor, que mandou construir.
A fornalha estava tão aquecida que as chamas do fogo mataram os homens que lançaram Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
Mas diz a palavra de Deus que nem o cheiro de fumaça se encontrava naqueles três jovens, porque Deus tinha livrado-os da fornalha.
Temos que ter coragem para ser diferente.
Em Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...
Em Romanos 13.11-14 “11E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”
Paulo nos desafia em sermos diferentes do que o mundo nos oferece, basta nós querermos ou não, a decisão é sua.

2. Compromisso para fazer a diferença (GL 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.)
Compromisso é a forma, pública ou não, de se comprometer com alguém ou com alguma coisa.
Ter o compromisso de fazer a diferença mesmo que isso tenha que comprometer coisas que você considera primordiais para você.
Paulo nos demostra que o compormisso para fazer a diferença era tão grande que não importava mais nem sua vida, pois ele diz que a sua vida não era mais dele.
Quer comprometimento maior do que esse?
Deus não nos colocou neste mundo apenas para passarmos tempo, ou para nascer, crescer produzir frutos e morrer como vegetais ou animais irracionais.
Deus nos colocou neste mundo para fazermos à diferença, para crescer, multiplicar e encher a terra, e dominar sobre ela.
Em Lc 6.32 Jesus declara: “Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam”.
Jesus estava dizendo aos seus discípulos que eles deveriam fazer a diferença. Não só fazer o que outros fazem mais fazermos coisas maiores do que as pessoas fazem.
Nos versos anteriores Jesus afirmou: “Mas a vós que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames”.
Determine em seu coração, e declare com sua boca que você fará a diferença, então suas possibilidades de realmente fazer a diferença serão bem maiores, do que você imagina.

Testemunho: Certa vez eu estava conversando com um irmão na fé, que estava se queixando por não conquistar algumas coisas na obra de Deus. E outros que só se preocupavam em barganhas, conquistavam benefícios aparentemente maiores.
Naquele momento o Espírito Santo me impulsionou a dizer a ele: Que quantas pessoas tinham marcada as suas gerações com o testemunho de fé, que hoje continuam sendo ícones de exemplos para a geração que ele estava inserido, mas nem pensamento muito, ele chegou a números menores do que 10(dez). No mesmo momento o Espírito Santo disse: - não lhe escolhi para marcar apenas a sua época, mas para ser um marco nas vidas de muitas gerações.
O Compromisso para fazer a diferença pode te gerar alguns sofrimentos, mais saibam que todos esses sofrimentos servem para que você venha crescer forte e consequentemente, marcar o seu tempo.
Você pode ser marcado pelo passado ou ser marcado pelo futuro.
Esqueça as marcas no passado, não importa no que você se envolveu, que tipo que marcas você traz na sua mente ou até no corpo que lhe fazem lamentar seu passado, e comece a fazer marcas para o futuro.
Marcas que mostrem ao mundo que você fez a diferença. Comece a trabalhar no seu futuro. Como você gostaria de ser lembrado.
CONCLUSÃO:
“Coragem para ser diferente e compromisso para fazer a diferença”
Temos que ter coragem para ser diferente. Mt 5.16 “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
Comprometidos em fazer a diferença. Fp 3.17 “Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós.

Coragem e compromisso

O bom Soldado tem coragem para encarar uma guerra, ao mesmo tempo tem que se comprometer com a causa.
Tenha coragem para ser um crente que luta a favor, e se compromete, com a causa de Cristo.


Um comentário:

Wanderlei disse...

Esse foi o tema do Congresso Geração 90, promovido pela VINDE e MPC, no ano de 1990, em Brasília! Eu era ainda jovem, mas a mensagem impactante deste Congresso ainda permanece viva em meu coração! A cada dia peço a Deus que me dê coragem para ser diferente, e compromisso para fazer diferença! Deus nos abençoe!