sexta-feira, 11 de abril de 2008

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

João 2.1-11
1 E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três metretas
7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

O milagre da transformação da água em vinho ilustra o propósito do Evangelho de João, a saber, despertar a fé na divindade de Cristo e em Cristo como Messias.
João nos conta como este milagre o convenceu, juntamente com os demais discípulos, da natureza divina de Cristo (2.11), e registra o incidente para que a nossa fé também, possa ser despertada e aumentada.

I – A feliz ocasião (João 2.1,2)
A presença do nosso Senhor no casamento sugere as seguintes lições.
1. Jesus aprova a vida social
Jesus em nenhum momento foi anti-social, um religioso sombrio e com rosto desagradável que se esquivava do contato com outras pessoas.
Comia com fariseus, publicanos com sociabilidade imparcial.
Freqüentava a companhia dos homens a fim de espalhar a Sua influência e a Sua doutrina, e para graça de Deus.
Ele estava separado dos pecadores, enquanto mantinha com eles contato exterior.
Devemos seguir Seu exemplo nesta matéria. Somos o sal da terra – mas, a fim de sermos eficazes, precisamos entrar em contato com aquilo que precisa ser salgado.

2. Cristo aprova o casamento
Nenhum relacionamento humano tipifica um ministério espiritual tão profundo, tão digno, portanto, da mais elevada honra.
A presença de Cristo é essencial ao casamento feliz.

3. Cristo aprova a alegria inocente
O fato de Jesus estar em um casamento também reflete o conceito de que Jesus além de aprovar o casamento, Ele também aprova a alegria inocente, a alegria que todo o casamento reflete.
O casamento sempre será momento de alegria.
Algo que foi comparado por Jesus o encontro da Igreja com Ele como um casamento.

II – A falta embaraçosa
“Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não tem mais vinho”. O esgotamento do suprimento de vinho pode ter sugerido por três razões: o número inesperado dos discípulos de Cristo, o prolongamento da festa por sete dias segundo o costume, ou a pobreza do noivo e da noiva.
1. A sugestão ansiosa - Sabendo que seus filho poderia fazer algo em relação a falta de vinho, Maria procura Jesus e comenta o fato que estava ocorrendo.

2. A firme ressalva – Mas Jesus responde: Mulher, que tenho eu contigo? A palavra mulher , era equivalente a Senhora e até dirigida para Rainhas, Jesus não estava desrespeitando a Maria sua mãe.


3. A humilde aquiescência – Maria rapidamente entendeu a situação e aceitou-a com doçura e humildade; em seguida, disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos diser”. Sua fé lançou mão daquela pequena centelha de esperança “ainda não (v4) e fé-la transformar-se em chama viva. Com firme confiança , apesar da suave chamada recebida, Maria deixou tudo nas mães de Jesus.
Nós também devemos nos submeter a Ele, confiando que Ele atenderá as nossas petições.

III – O Suprimento Milagroso (2.6-10)
Estavam ali seis talhas de pedra que os judeus usavam para as purificações (para lavar-se cerimonialmente), e cada uma levava das ou três metretas (1 metreta = 38 litros) Aprox. 600 litros. Jesus disse: Enchei dágua as talhas. E eles se encheram totalmente.

1. A realidade - As talhas eram especificas para água, não havendo a possibilidade de se sugerir a presença para água, não havendo a possibilidade de se sugerir a presença de sedimentos no fundo que emprestassem o gosto de vinho à água; sua presença ali era normal já que era parte dos costumes dos Judeus.

2.O mistério – do processo de transformação é que a bíblia não informa como foi o processo, só afirma que houve uma transformação de água para o vinho.
Não menciona Jesus falando algumas palavra em Hebraico, ou Aramaico, ou em Grego, o que afirma é que Jesus transformou água em vinho e pronto.

3. A admiração – dos convidados e do mestre-sala que sem saber o que tinha ocorrido elogia o Noivo e a Noiva por terem deixando o que tinha de melhor para o final, já que normalmente não fazia-se isso.

IV – O propósito Superior (2.11)
Mas observamos que Jesus em nenhum momento chamou a atenção para o que Ele tinha feito, mas identificamos um resultado neste ato dEle, não somente em ajudar com que aquele casamento terminassem em um verdadeiro fiasco.
1. Aumentou-se a fé dos discípulos – Mas diz a bíblia que afetou os discípulos de tal forma que sua fé foi aumentada, eles já acreditavam em Jesus, mas a fé deles aumentou mais ainda.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS

Poder através da Obediência – Quando obedecemos a ordem de Jesus, Jesus não deixa que nada dê errado.
A santificação da Vida Diária – Jesus mostrou naquele momento a sua glória, onde era um lugar comum e em uma situação comum. Não podemos dividir nossas atividades em duas classes: “espiritual e secular”, Jesus não fez diferença, pois Ele vivia em santificação de sua vida diariamente, não apenas em momentos.
O melhor ainda está por vir – Sempre o que Jesus prepara será o melhor, lembra de uma coisa o melhor ainda está por vir, não porque será o ultimo que será pior.
A transformação e coisas comuns – O mesmo Cristo que transformou água comum em vinho vermelho e cintilante, pode transformar as coisas comuns da vida em bênçãos gloriosas.

Nenhum comentário: