terça-feira, 18 de março de 2008

A Diferença do Vale



Ezequiel 3:22 - E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo; e 23 - E levantei-me, e saí ao vale, e eis que a glória do SENHOR estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto।


Às vezes consideram que estar na plena e inescrutável vontade de Deus, é quando está tudo bem, onde estando em casa com nossa família, tendo dinheiro, saúde, felicidade e entre outras coisas que nos faz sentir “feliz” neste mundo, onde tudo não passa de uma verdadeira ilusão, não que Deus não esteja contente com a nossa felicidade, onde coloca em salmos 132:15 (Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados), colocando assim que as suas bênçãos estariam sobre nós de forma abundante não só para sobrevivência mas para todas as áreas materiais e espirituais. Sendo em algumas situações necessárias passar pelo vale ou deserto, onde achamos que estamos sozinhos e desamparados por Jesus Cristo, mas com um propósito definido por Deus na situação, para que seja intrínseca em cada um de nós a sua vontade.
João passou pela ilha de Patmos por amor a Jesus, onde estava aparentemente abandonado, num deserto, onde tudo parecia não ter mais jeito, mas Deus como sempre tem um propósito nas coisas que faz, e com João não poderia ser diferente (Apocalipse 1:9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo). Vemos que Deus não permite irmos para o vale apenas para sofrer, mas com objetivo de nos mostrar que quando achamos que estamos sós, aí que o temos.
Paulo dizia que quando achava estar fraco, aí que era forte, pois o poder de Deus aperfeiçoa na fraqueza, assim ele estaria na total dependência de Deus, onde por sua vez o espinho que na qual Deus permitiu em sua carne, o fazia esquecer de si mesmo e lembrar apenas que Deus é que merece toda honra e glória, com descreve em II Coríntios 12:9 (E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo) e no versículo 10b (Porque quando estou fraco então sou forte), vemos que nestas situações, em que o principal argumento utilizado pelos profetas era, de não se importar pelo que estivesse acontecendo mas que eles possui-se a presença de Deus em suas vidas.
Em Ezequiel 3:22 e 23 diz: “E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo. E levantei-me, e saí ao vale, e eis que a glória do SENHOR estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto”, vemos que Deus pede para Ezequiel ir para o Vale. Pois lá Deus queria falar com ele, sabemos quem Deus não precisaria que ele fosse para o Vale para falar com ele, mas precisou que ele estivesse naquela posição de humildade para que tivesse a experiência com Deus, e tento ele chegado no Vale foi exposto ao propósito principal de Deus para aquela situação, onde a glória de Deus estava presente de tal forma que Ezequiel chegou a cair sobre seu rosto, demonstrando mais uma vez que não importa onde estás mas com quem estás.
João estando na ilha de Patmos, Deus o levou em arrebatamento de sentidos para o céu onde viu aquele que venceu, sendo tomado por tanta glória que acabou caindo como morto, como está em Apocalipse 1:7b (..E eu, quando vi, caí a seus pés como morto), renovando o conceito de que não há poder sem propósito e nem propósito sem poder, onde que posteriormente Deus estaria revelando a ele o paraíso e tudo que vai acontecer num futuro próximo, àqueles que não subirem com Cristo no arrebatamento da igreja.
Vemos que no caso também de Paulo, que descreve em II Coríntios 12:07 (E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar), quando passava um momento difícil, onde para que não se exaltar do que Deus tinha revelado, recebeu um espinho na carne, mas a todo instante colocava, que o que realmente interessava era o poder de Deus, pois dizia que na fraqueza o poder de Cristo habitava nele, como descreve em II Coríntios 12:9 (E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo).
Podemos ainda fazer um paralelo com o Rei Davi que vivendo num Vale espiritual desejava que Deus não retirasse o Espírito Santo, descrito em Salmos 51: 11(Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo), pedindo assim que não importava o que deveria passar, quem sabe até entrar em um vale mais profundo, mas o que realmente importava era a presença de Deus em sua vida.
Com estas conclusões chegamos, que estar num Vale não importando quanto mais fundo que seja, haverá um propósito de Deus naquela situação, que para nós é tenebrosa, mas contribui para nosso crescimento espiritual, podendo assim dizer como Paulo, que gloriamos nas fraquezas, pois assim o poder de Deus sobre saia em nossas vidas. E ficamos com o versículo a seguir, onde estaríamos confiando não em nós ou em outros, mas naquele que é o Deus do impossível, onisciente, onipotente e onipresente, o nosso Senhor Jesus Cristo.

Salmos 23:4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Nenhum comentário: